Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 3 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Pleno do TRE-TO designa Comissão de Auditoria da Votação Paralela Eletrônica para Eleições Suplementares
Destaques

Pleno do TRE-TO designa Comissão de Auditoria da Votação Paralela Eletrônica para Eleições Suplementares

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins2 de maio de 2018 - 22:552 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Durante sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (02/05), o Tribunal Pleno da Justiça Eleitoral do Tocantins designou os membros que irão compor a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições Suplementares de 2018, que acontecem no dia 3 de junho. A comissão é responsável por dar publicidade a todas as ações relacionadas às auditorias das urnas eletrônicas, mostrando à sociedade a segurança com que são realizados os procedimentos de apuração do voto eletrônico.

Os membros do pleno aprovaram por unanimidade a indicação dos nomes para compor a comissão, que será presidida pelo juiz de direito Marcelo Faccioni. Os membros serão os servidores da Justiça Eleitoral do Tocantins, Valdenir Borges Júnior e Fernando Jorge Ebrahim, da Secretaria de Tecnologia da Informação. Maria Zita Vilela e Aimone Bandeira, da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação. Kathiene Pimentel e Elizângela Dias, da Secretaria de Gestão de Pessoas. Josué Batista e Ivana Leão, da corregedoria regional eleitoral e um representante do Ministério Público.

De acordo com a Resolução 409, que trata sobre a fiscalização do sistema eletrônico de votação, do registro digital do voto, da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e dos procedimentos de segurança dos dados dos sistemas eleitorais, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica deverá promover os sorteios das seções eleitorais entre as 8 e as 12 horas do dia anterior às eleições, no primeiro e segundo turno.

Para a realização da auditoria de funcionamento das urnas, deverão ser sorteadas, por turno, 3 seções, sendo uma delas, obrigatoriamente da capital.

O que é a Votação Paralela?

A votação paralela está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. O procedimento é uma espécie de auditoria que visa mostrar para a sociedade que a urna eletrônica utilizada no Brasil é realmente segura. Ela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

Eleição Suplementar TRE Votação Paralela
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Empresário de tecnologia, Iratã Abreu se filia ao PSDB e anuncia pré-candidatura a deputado federal com foco em inovação

2 de abril de 2026 - 15:58

Mais de 139 mil veículos devem trafegar pelas BRs 153 no Tocantins

2 de abril de 2026 - 08:47

Sermão da Montanha reúne fé, tradição e fortalece o turismo religioso em Gurupi

1 de abril de 2026 - 20:06

Osires Damaso se filia ao PSDB de Vicentinho Júnior para disputar vaga na Câmara dos Deputados

1 de abril de 2026 - 18:18

TRE-TO determina suspensão de duas pesquisas eleitorais do Instituto Exata que favorecia Vicentinho por falta de transparência

1 de abril de 2026 - 18:05

Em seu último dia na pasta, Luana Nunes inaugura USF Vila Íris provisória e ambulatório da Policlínica

1 de abril de 2026 - 17:35
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.