Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 23 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Podas de árvores viram combustível para cerâmica em Gurupi
Cidades

Podas de árvores viram combustível para cerâmica em Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins19 de maio de 2017 - 16:462 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O que antes virava lixo e gerava despesas para os cofres públicos agora é reaproveitado em forma de lenha abastecendo os fornos de uma fábrica de tijolos e telha.

É assim que a Prefeitura de Gurupi, por meio da diretoria de Meio Ambiente, está transformando a madeira proveniente da poda de árvores em todo o município.

O Termo de Cooperação, adotado nesta semana, promete render resultados positivos, já que o descarte dos resíduos é feito diretamente no aterro sanitário, ocupando mais áreas. Agora, os troncos e galhos das árvores têm como destinação final a incineração, servindo de combustível, alimentando os fornos de uma cerâmica de Gurupi.

“Temos a plena consciência de que a reciclagem e o manejo de resíduos sólidos precisam de uma destinação moderna, ecologicamente correta e de preferência que renda um benefício para a natureza e para a comunidade, por isso, buscamos parceiros e colaboradores e tem dado resultado positivo” – afirma o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira

Cooperação

A viabilidade desse reaproveitamento só foi possível mediante o Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e a Cerâmica Teto. A prefeitura ficará responsável pelo recolhimento e entrega do material vegetal verde (galhadas, ramos, troncos, folhas e palmeiras) geradas durante a atividade de poda, de segunda a sexta feira, das 8h às 18h e no sábado das 8h as 13h.

A Cerâmica Teto ficara responsável pelo recebimento, tratamento e queima dos resíduos, assim como realizar a cubagem do material a cada remessa recebida. “Temos que ter consciência ambiental e procurar alternativas para melhorar o meio ambiente e o uso mais adequado para esse tipo de material”, finaliza o diretor de políticas públicas Jonas Barros.

gurupi Meio Ambiente Poda de Árvore
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Estratégia e qualificação: Com apoio do Sebrae, Peixe prepara setor turístico para a Temporada de Praia e busca sustentabilidade econômica

23 de abril de 2026 - 10:12

Cidade da Polícia Civil em Gurupi: Projeto quer otimizar Segurança Pública com sede no antigo Fórum da cidade

22 de abril de 2026 - 19:20

Governo do Tocantins promove recepção à Folia do Divino no Palácio Araguaia, em Palmas

22 de abril de 2026 - 19:03

Vem Ver Gurupi inicia 9ª edição com consultório móvel no Trevo da Praia

22 de abril de 2026 - 18:49

Logística em Ponto Morto: Pátio da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi segue sem operação da Porto Seco e sob uso político

22 de abril de 2026 - 18:34

Governo do Tocantins publica edital com bolsas de R$ 3,1 mil para atuação em recursos hídricos no Tocantins

22 de abril de 2026 - 17:49
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.