Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 3 setembro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Procurador-Geral de Justiça requer levantamento de prefeituras com pendências com relação aos portais da transparência
Cidades

Procurador-Geral de Justiça requer levantamento de prefeituras com pendências com relação aos portais da transparência

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins1 de agosto de 2017 - 23:332 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Procurador-Geral de Justiça do Estado, Clenan Renaut de Melo Pereira, requereu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que promova levantamento e informe ao Ministério Público Estadual (MPE) quais municípios do Tocantins ainda não implantaram portal da transparência e quais possuem portais irregulares, com informações incompletas ou desatualizadas.

A intenção do chefe do Ministério Público é proceder a responsabilização dos gestores. O descumprimento da norma legal que determina a implantação e atualização dos portais da transparência pode caracterizar ato de improbidade administrativa e sujeitar os responsáveis às penalidades da Lei nº 8.429/92 e ao pagamento de indenização por dano moral coletivo.

A manutenção de portais da transparência para todos os entes públicos foi determinada pela Lei Complementar nº 131/2009 e encontra respaldo também Lei Complementar nº 101/2000 e na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11).

O encaminhamento do Procurador-Geral de Justiça ao TCE se deu após notícia publicada na imprensa local informando que, das 139 prefeituras do Estado, 87 possuem portal da transparência irregular, 20 não possuem portal da transparência e 15 sequer contam com sites institucionais.

O Procurador-Geral de Justiça já vem atuando no caso, inclusive tendo encaminhado anteriormente, aos promotores de Justiça com atuação nas 20 cidades que não possuem portal da transparência, uma circular informando sobre a suposta irregularidade, para a tomada das providências cabíveis.

Ministério Público Portal Transparência Prefeitura Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Investigação do Gaeco/MPTO, resulta na condenação de 15 integrantes do Primeiro Comando da Capital no Tocantins

3 de setembro de 2026 - 17:41

Programa de R$ 17,5 milhões para organizações periféricas de Tocantins prorroga inscrições até dia 20 de setembro

3 de setembro de 2026 - 10:57

Anúncio de obras do governo Lula no TO fortalece Laurez e Mourão na disputa pelo eleitorado lulista

3 de setembro de 2026 - 10:09

Deputado constituinte Pastor Jurandir declara apoio a Vicentinho em Colinas do Tocantins

3 de setembro de 2026 - 09:58

Ministro anuncia pacote de obras para o Tocantins como duplicação da BR-010 e nova ponte

3 de setembro de 2026 - 09:44

Em Gurupi, Detran realiza leilão de 378 veículos

3 de setembro de 2026 - 09:29
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.