O último sábado, dia 28 de maio, foi um dia especial para a comunidade indígena Wari Wari, da ilha do Bananal que recebeu o III projeto Bem Oral, coordenado pelo professor do curso de Odontologia Unirg ED Wilson Cesar e o V Projeto Progresso Coordenado pelo Professor odontólogo de Brasília (DF), Dr. Júlio Cesar.
Segundo o coordenador do projeto, professor ED Wilson Cesar, o evento estendeu durante todo sábado e teve como colaboradores os professores Antônio Jose Roveroni, que levou acadêmicos do Curso de direito Unirg, para uma pesquisa jurídica. Já o professor do Curso de Odontologia da Facit Araguaína, Lázaro Coura, levou para a comunidade Wari Wari, acadêmicos do curso para realização de atendimentos.
“Os alunos do curso de Odontologia Unirg realizaram tratamento dentários tais como restaurações em um consultório portátil vindo de Brasília (DF), pequenas cirurgias, orientação de higiene bucal, aplicação tópicade flúor. O curso de Enfermagem Unirg, também participou com acadêmicos voluntários e realizaram ações como aferição de PA entre outros.Tivemos também na ação a participação dos acadêmicos de Química Ambiental UFT, realizando levantamento da água e esgoto da comunidade com participação do Coletivo Nós, com ações como pintura, arte com grafite, dança e slack line”, explicou o professor ao Portal Atitude.
O resultado das ações dos voluntários resultou em mais de 150 atendimentos em toda comunidade indígena e comunidades vizinhas.
O Professor Ed Wilson Cesar, considerou que a ação foi ‘extremamente positiva”, pois contemplou uma comunidade isolada, que fica mais na região norte do rio Javaés e quase não tem assistência devido à dificuldade de acesso.
“É um projeto que já fazemos todos os anos, e já fazíamos em Brasília. Em Gurupi demos continuidade estando como Professor da Unirg. É um projeto voluntário, apolítico que tiramos nosso tempo para doar a quem precisa. Os acadêmicos ficam vidrados na vontade de ajudar o próximo e de vivenciar situações extra faculdade. Antes de formarmos dentistas, advogados, químicos, enfermeiros; formamos cidadãos. Queremos agradecer ao Centro Universitário Unirg, aos voluntários de Formoso do Araguaia no apoio a logística da alimentação e ao coordenador do projeto progresso. Fizemos também doações de balanças pediátricas para a comunidade indígena, para associação de produtores de mel de Formoso do Araguaia TO e finalizaremos no decorrer desta semana entregando cinco balanças para o Centro Universitário Unirg, e uma para APAE Gurupi”, concluiu o professor.