Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 19 outubro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»PSOL aposta no nome de Mário Lúcio Avelar como pré-candidato ao governo do Tocantins
Destaques

PSOL aposta no nome de Mário Lúcio Avelar como pré-candidato ao governo do Tocantins

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins14 de abril de 2018 - 10:533 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Assim como o juiz e um dos criadores da Ficha Limpa, Márlon Reis, a candidatura de nomes ligados ao Poder Judiciário sinalizam o início da desconstrução de muitos conceitos da tradicional política do Tocantins e no cardápio das urnas, tudo indica que neste ano não faltará opções de escolhas para o eleitor. Mário Lúcio Avelar é o procurador da República que ficou reconhecido nacionalmente depois de colocar Jader Barbalho na prisão em 2002 e, agora, em março de 2018 se afastou do cargo para disputa eleição ao governo do Tocantins.

por Wesley Silas


Depois de ter sinalizado em 2014 uma candidatura ao Governo do Tocantins pelo PPS, o procurador da República licenciado, Mário Lúcio Avelar, se tornou neste ano o principal nome do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para disputar o governo do Tocantins e neste sábado, 14, o partido fará um evento para solidificar a pré-candidatura de Avelar no Hotel Castelo, na capital Palmas.

Tendo atuado no Tocantins durante muitos anos e em outras unidades da federação, Avelar ganhou projeção nacional por conduzir investigações que envolveram figuras graúdas da política nacional como Jader Barbalho e Roseana Sarney muito antes da Operação Lava Jato. Em razão de sua ligação com o Tocantins e em reconhecimento ao trabalho prestado, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) convidou-o para ser candidato ao governo. 

Mário Lúcio de Avelar é procurador da República licenciado.

Ciente do enorme desafio que representa a candidatura ao Palácio Araguaia, Avelar afirmou “todos nós temos um sentimento de inconformismo com a situação política, econômica e social do país e do Estado. Precisamos participar do processo e o PSOL é um partido que tem compromisso com a ética e com a realização de mudanças exigidas na linha da justiça social, do desenvolvimento integral e do combate à pobreza”, afirma Mário Lúcio Avelar, que estreará oficialmente nas urnas. “A nossa candidatura é a única verdadeiramente independente e sem compromissos com os grupos políticos tradicionais que levaram o Tocantins à instabilidade política e à crise social e econômica”.



Para Edgar Gomes, presidente estadual do PSOL, o momento atual cobra posicionamento político. “Muita gente, das mais diferentes partes do Estado, está se filiando ao partido. Temos sido procurados, em especial e de forma espontânea, por jovens”, afirma o dirigente. Desde que assumiu o posto há um ano, o dirigente viu dobrar o número de pessoas filiadas à legenda. Esse aumento, lembra ele, segue tendência verificada também em nível nacional. Levantamento feito pelo portal UOL no final do ano passado revelou que o PSOL foi o partido que teve a maior alta (20%) entre todos os 35 partidos registrados na Justiça Eleitoral, com 25 mil novas filiações ao longo de 2017.

Na opinião de Gomes, “a política que o PSOL escolheu trabalhar, que é junto com os movimentos sociais, tem se mostrado correta e tem inspirado confiança”. “Todo mundo que se elegeu no Tocantins explorou o campo da esquerda para ter os votos necessários para chegar ao poder. Chegou a hora de termos a nossa própria candidatura”, completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSOL

Eleições 2018 Mário Lúcio Avelar PSOL
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Homem é resgatado de cisterna após ser empurrado em Araguaçu, suspeita é presa

19 de outubro de 2026 - 17:18

TRE-TO informa que locais de votação permanecem os mesmos no 2º turno

19 de outubro de 2026 - 16:43

Relato de criança na escola ajuda a comprovar abusos e resulta em condenação em Araguaína

19 de outubro de 2026 - 14:05

Reta final no Tocantins: Acirramento e alianças marcam a última semana da disputa pelo Palácio Araguaia

19 de outubro de 2026 - 12:40

Grupos de Josi e Fortes intensificam corpo a corpo no Sul do TO e miram debates para ampliar vantagem de Dorinha

19 de outubro de 2026 - 11:03

Thiago Facco é eleito presidente da Aprosoja Tocantins e assume comando da entidade em 2027

19 de outubro de 2026 - 10:36
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.