Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 30 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»Recolhimento do ICMS nas operações com grãos e gado deve ser antecipado
Agronegócio

Recolhimento do ICMS nas operações com grãos e gado deve ser antecipado

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins19 de julho de 2015 - 17:112 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Desde o dia 1º de julho de 2015, e por tempo indeterminado, os contribuintes que realizarem operações interestaduais com arroz, algodão, café, feijão, milho, milheto, soja, sorgo, gado de qualquer espécie, couro e pele em estado fresco, salmourado ou salgado, inclusive relativo ao serviço de transporte correspondente, devem efetuar o recolhimento do ICMS antecipadamente, conforme Decreto nº 5.265, publicado no Diário Oficial do Estado, de 30 de junho de 2015.

Segundo o diretor da Receita, Alessandro Ramos Marques, isso significa que mercadorias em trânsito sem o devido imposto recolhido serão retidas nos postos fiscais tocantinenses e estarão sujeitas às ações previstas no Código Tributário do Tocantins. “O não recolhimento de forma antecipada acarretará na retenção do veículo nos postos fiscais até o pagamento do imposto devido ou a efetivação do lançamento do crédito tributário”, alerta o diretor.

ICMSA antecipação do recolhimento do ICMS abrange todos os contribuintes de apuração normal e o ICMS a ser recolhido será o correspondente à alíquota efetiva de cada operação ou prestação. Já as operações com mercadorias isentas e com crédito presumido de 100% estão desobrigados da antecipação. Excluem desta obrigatoriedade os contribuintes do Simples Nacional que recolhem o ICMS na forma deste regime.

Em caso de dúvidas o contribuinte deve procurar a Delegacia Regional de Fiscalização de sua circunscrição.

Alessandro Ramos Marques grãos e gado Recolhimento do ICMS
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Com Fila de vereadores e lideranças na Câmara de Gurupi, Alexandre Guimarães buscar encurralar seus opositores

29 de maio de 2026 - 22:16

Rodeio emocionante e shows de Murilo Huff e Gustavo Mioto levam multidão à 51ª Expo Gurupi

29 de maio de 2026 - 15:07

Novas instalações do Sesc são inauguradas em Gurupi com foco na educação infantil e cultural

28 de maio de 2026 - 20:10

Expectativa toma conta de Gurupi para a grande abertura do rodeio da 51ª Expo Gurupi nesta quinta-feira, 28

28 de maio de 2026 - 16:21

Governo do Tocantins instala Conselhos das Regiões Metropolitanas de Palmas e Gurupi

28 de maio de 2026 - 12:35

Pontes de Araguatins e Pedro Afonso: no DNIT, Dorinha cobra soluções urgentes e rotas alternativas

27 de maio de 2026 - 20:56
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.