Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 19 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Reintegração de posse causa conflito entre indígenas e Polícia Federal em aldeia Xerente em Tocantínia
Destaques

Reintegração de posse causa conflito entre indígenas e Polícia Federal em aldeia Xerente em Tocantínia

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de março de 2017 - 23:172 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Uma emenda parlamentar do senador Vicentinho Alves (PR) continua causando confusão na aldeia Bela Vista no município de Tocantínia. Os indígenas, comandados pelo Cacique Eloy Xerente, acreditam na promessa do senador de que os veículos seriam da aldeia, mas, são de responsabilidade do Governo Federal.    


por Wesley Silas

A Fundação Nacional do Índio (Funai) entrou com reintegração de posse dos veículos na 2ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins, concedida pelo juiz Adelmar Aires Pimenta, que determinou a restituição do veículo ao patrimônio público, mas, na madrugada desta sexta-feira, 17, houve resistência e a Polícia Federal, juntamente com o Oficial de Justiça não conseguiram cumprir o mandado e o juiz, em resposta, aplicou medidas duras contra o descumprimento da ordem que atinge toda etnia Xerente.

Pintados para guerra, os índios surpreenderam os Polícias Federais armados, pois, acreditam que os veículos comprados com o orçamento da União teriam sido doados pelo senador Vicentinho, conforme foi noticiado no Portal Atitude em janeiro de 2016.

(Imagem ilustrativa)
(Imagem ilustrativa)

Com o não cumprimento da medida, o magistrado determinou aos órgãos federais (Funai e Funasa)  a retirar todos os funcionários e o corte da energia elétrica da aldeia e, caso o descumprimento da ordem perdurar mais de 30 dias, os índios poderão ter suspenso o direito de receber benefícios sociais como Bolsa Família.

 

Funai Vicentinho Alves (PR) Xerente
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Pesquisa RealTime Big Data: Laurez Moreira cresce 4% e atinge 22% no Tocantins e encosta em Vicentinho; Dorinha lidera com 35%

19 de junho de 2026 - 17:56

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

Pesquisa RealTime Big Data indica liderança de Dorinha Seabra na disputa pelo governo do Tocantins

19 de junho de 2026 - 11:29

Ronaldo Dimas cumpre agenda em Gurupi e articula apoio para pré-candidatura ao Senado

18 de junho de 2026 - 22:59

Prefeito Hormides Rodrigues e ex-prefeito José Salomão negam ruptura política em Dianópolis

18 de junho de 2026 - 19:10

TRE-TO rejeita recurso e mantém absolvição de prefeito e vice de Aliança do Tocantins

18 de junho de 2026 - 18:45
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.