Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 10 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Reintegração de posse causa conflito entre indígenas e Polícia Federal em aldeia Xerente em Tocantínia
Destaques

Reintegração de posse causa conflito entre indígenas e Polícia Federal em aldeia Xerente em Tocantínia

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de março de 2017 - 23:172 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Uma emenda parlamentar do senador Vicentinho Alves (PR) continua causando confusão na aldeia Bela Vista no município de Tocantínia. Os indígenas, comandados pelo Cacique Eloy Xerente, acreditam na promessa do senador de que os veículos seriam da aldeia, mas, são de responsabilidade do Governo Federal.    


por Wesley Silas

A Fundação Nacional do Índio (Funai) entrou com reintegração de posse dos veículos na 2ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins, concedida pelo juiz Adelmar Aires Pimenta, que determinou a restituição do veículo ao patrimônio público, mas, na madrugada desta sexta-feira, 17, houve resistência e a Polícia Federal, juntamente com o Oficial de Justiça não conseguiram cumprir o mandado e o juiz, em resposta, aplicou medidas duras contra o descumprimento da ordem que atinge toda etnia Xerente.

Pintados para guerra, os índios surpreenderam os Polícias Federais armados, pois, acreditam que os veículos comprados com o orçamento da União teriam sido doados pelo senador Vicentinho, conforme foi noticiado no Portal Atitude em janeiro de 2016.

(Imagem ilustrativa)
(Imagem ilustrativa)

Com o não cumprimento da medida, o magistrado determinou aos órgãos federais (Funai e Funasa)  a retirar todos os funcionários e o corte da energia elétrica da aldeia e, caso o descumprimento da ordem perdurar mais de 30 dias, os índios poderão ter suspenso o direito de receber benefícios sociais como Bolsa Família.

 

Funai Vicentinho Alves (PR) Xerente
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Luana Nunes destaca impacto logístico de nova pavimentação em Gurupi e defende representatividade regional

10 de maio de 2026 - 09:56

Wanderlei Barbosa reage a ataques da oposição contra aliados e cita movimentos de Dorinha

10 de maio de 2026 - 09:15

Crise externa pressiona o campo e Dorinha defende solução efetiva para dívidas rurais

8 de maio de 2026 - 15:31

Vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes apresenta projeto e emenda para reduzir juros do Pronampe e aliviar dívidas de pequenos empresários

8 de maio de 2026 - 14:57

Coronel Márcio Antônio Barbosa apresenta propostas para Câmara Federal em Gurupi

8 de maio de 2026 - 11:45

Confronto em fazenda após invasão de vereadora termina com boletim de ocorrência registrado por prefeito de Paranã

7 de maio de 2026 - 23:14
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.