Aparelhamento do Hospital Regional de Araguaçu, UTI neonatal no Hospital Regional de Gurupi foram algumas demandas que os prefeitos Quincas Nunes e Silvinha levaram para o secretário de Saúde do Tocantins, Marcos Esner Musafir, com apoio do presidente do Ipasgu, Gutierres Torquato e vereadores.
por Wesley Silas
Os prefeitos de Araguaçu Quincas Nunes e juntamente com a prefeita de Sandolândia, Silvinha, acompanhado do presidente do IPASGU, Gutierres Torquato e vereadores despacharam nesta quarta-feira, 07, com o secretário de Saúde do Tocantins, Marcos Esner Musafir.
Na agenda estavam várias demandas da região sul. Uma delas foi esclarecer sobre um suposto fechamento do Hospital Regional de Araguaçu, unidade responsável pelo atendimento de 15 mil habitantes na região que envolve os municípios de Talismã, Araguaçu, Sandolândia e Ilha do Bananal.
“A nossa principal pauta foi a reforma do Hospital Regional de Araguaçu, contratação de médicos nas especialidades de cirurgião, anestesia, ortopedia, ginecologia e obstetra. O secretário Marcos Musafir nos deu a esperança que não irá fechar o hospital e nos garantiu que se conseguirmos os especialista que necessitamos ele contratará imediatamente”, disse o prefeito Quincas Nunes.
Na ocasião Gutieres Torquato, acompanhado dos vereadores André Caixeta e Ivanilson Marinho cobraram do secretário a implantação de uma UTI neonatal em Gurupi.
“Acompanhei os prefeitos Quincas Nunes e a Silvinha e os vereadores para debatermos a questão de termos uma UTI neonatal em Gurupi, assim como a conclusão do Hospital e também de fortalecer a estrutura do hospital de Araguaçu para desafogar um pouco o Hospital Regional de Gurupi. Porque tem uma série de procedimentos que poderiam ser feitos no hospital de Araguaçu que desafogaria o hospital de Gurupi que já tem dificuldade pela quantidade de atendimentos”.
Torquato disse que saiu otimista do encontro com o Secretário de Saúde.
“O secretário disse que vai tomar as providencias para atender as demandas e vai fazer um mutirão de atendimentos em Araguaçu, vai concluir o prédio do Hospital e que está concluindo a reforma do hospital Regional de Gurupi para poder implantar uma CCI que irá fazer atendimento intermediário tanto para idosos quanto para as crianças”, disse.
A prefeita de Sandolândia, Silvinha, aproveitou o encontro com o secretário para acompanhar a liberação de convênio entre o Estado e se município.
“Estamos com o convênio da Farmácia Básica atrasado ele nos garantiu que vai repassar logo estes recursos”, disse a prefeita.