Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 19 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Negócios»Agronegócio»SENAR realiza curso de Trabalhador na Sanidade Animal para Bovinocultura de Leite durante a Expo Gurupi
Agronegócio

SENAR realiza curso de Trabalhador na Sanidade Animal para Bovinocultura de Leite durante a Expo Gurupi

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de setembro de 2018 - 17:182 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), instituição presidida pelo presidente, Paulo Carneiro, realizou essa semana em parceria com Sindicato Rural de Gurupi, o Curso de Trabalhador na Sanidade Animal para Bovinocultura de Leite, o curso foi ministrado para produtores rurais e alunos da UFT de Gurupi.

por Redação

O principal objetivo do curso foi levar conhecimento e técnicas adequadas de como cuidar melhor do seu rebanho, uma vez que este tipo de treinamento faz também com que o produtor consiga melhorar cada vez mais sua produção.

Segundo a instrutora do curso Célia Rodrigues Toledo, ela relatou sobre os principais assuntos relacionados aos cuidados diários com o rebanho, como por exemplo, para melhorar a produtividade na Pecuária Leiteira o manejo sanitário deve ser realizado considerando as ocorrências das doenças no rebanho, pois somente com os dados anteriores é que se pode analisar e tomar iniciativas para suprimir ou implementar medidas a fim de evitar que os animais venham a contrair doenças que possam prejudicar a produção leiteira, evidenciando que a produção está alicerçada em quatro pontos chaves: genética, nutrição, sanidade e manejo.

“O manejo sanitário consiste num conjunto de atividades regularmente planejadas e direcionadas para a prevenção e manutenção da saúde dos animais, dessa forma, objetivou-se com o curso ensinar as formas de como prevenir a ação dos agentes patogênicos sobre os animais, utilizando medidas de higiene e de profilaxia sanitária (limpeza e higienização das instalações zootécnicas, medidas de profilaxias como vacinação, vermifugação, banho e carrapaticidas, também foi abordado a forma correta de como fazer a higienização na hora da coleta do leite, higienizando de forma certa para não haver contaminação do leite na hora da coleta”, explicou a instrutora.

Segundo o aluno Lucas Silva Tosta, o curso é perfeito por que ensina a capacitar o produtor ou trabalhador rural no manejo de bovinos de maneira correta e eficiente, visando produzir leite com qualidade e também ensina melhorar a qualidade de vida dos animais. “Estou muito feliz em participar do curso, aprendi novas técnicas que sei que levarei para o resto da minha vida, é um curso que todo produtor deveria fazer, pois nos ensina como lidar com animal de forma correta. ” Comentou Lucas.

Bovinocultura de Leite Expo Gurupi Sanidade Animal Senar
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

TRE-TO rejeita recurso e mantém absolvição de prefeito e vice de Aliança do Tocantins

18 de junho de 2026 - 18:45

Senadora Professora Dorinha defende fim da escala 6×1

18 de junho de 2026 - 12:36

Caça às bruxas ou reorganização administrativa? Exonerações ampliam tensão política entre Hormides e José Salomão em Dianópolis

17 de junho de 2026 - 13:04

Luana Nunes debate autonomia econômica e políticas para mulheres em Gurupi

16 de junho de 2026 - 19:22

Gurupi sedia Arena Rock Festival com foco em música autoral e ação beneficente

16 de junho de 2026 - 19:02
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.