Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 31 maio
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Servidores públicos do Dertins de Gurupi ganham ação de danos morais
Destaques

Servidores públicos do Dertins de Gurupi ganham ação de danos morais

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins3 de fevereiro de 2017 - 10:213 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Através de uma ação ordinária impetrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO), dois servidores públicos estaduais de Gurupi ganharam na Justiça indenizações no valor de R$10 mil reais por danos morais para cada um. O caso envolve saída irregular do órgão com autorização do então chefe de residência no ano de 2012.


O processo relata que M.G de S e W.A.M. lotados no antigo Departamento de Estradas e Rodagem do Tocantins (Dertins), atual Secretaria de Infraestrutura do Estado do Tocantins (Seinfra), trabalhavam no cargo de almoxarife e técnico de informática do órgão, quando perceberam que estava havendo a saída irregular de combustível da sede do Dertins para uma empresa particular, sob autorização pelo então chefe de residência rodoviária de Gurupi no ano de 2012.

Ao constatarem o desvio do combustível, os servidores procuraram o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil do município para prestarem declarações sobre o acontecido. Porém, após a decisão de denunciar os fatos, os dois servidores começaram a ser perseguidos dentro do órgão, sendo então removidos de seus setores, passando a desempenhar funções diferentes das áreas para as quais foram aprovados em concurso, o que caracteriza assim a prática de assédio moral.

Dertins 2
Depois das denúncias dois servidores começaram a ser perseguidos dentro do órgão.

Na ação, os advogados do SISEPE-TO pediram a condenação do requerido ao pagamento de indenização por danos morais e solicitaram que fosse instaurado um procedimento administrativo disciplinar a fim de apurar a conduta praticada pelo chefe de residência rodoviária do antigo Dertins.

Na sentença da desembargadora Jacqueline Adorno, do Tribunal de Justiça, relatora da ação, a magistrada reconhece o direito de M.G de S e W.A.M. diante das provas e documentos apresentados, afirmando que “os servidores, devidamente concursados em suas áreas de atuação, foram removidos do local de trabalho sem a devida motivação”.

A decisão ainda diz que, por meio dos depoimentos e documentos apresentados fica claro que os servidores estavam sofrendo “uma espécie de perseguição, restando os requerentes remanejados dentro do órgão em que trabalhavam, deixando os cargos de chefia após a ocorrência da denúncia oferecida pelos autores ao Ministério Público”.

O acórdão da decisão foi publicado no dia 14 de dezembro de 2016, com o reconhecimento do pedido dos servidores.

De acordo com o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, esta decisão é mais um exemplo da atuação do Sindicato, que trabalha em prol dos direitos do servidor público que é sindicalizado. “Todo servidor que se sentir lesado de qualquer forma pode procurar o SISEPE-TO que temos um departamento jurídico preparado para atendê-lo. Estamos aqui para defender nossa categoria”, finaliza. (Cecília Santos)

Danos Morais Departamento de Estradas e Rodagem do Tocantins (Dertins) gurupi
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Opinião do Leitor: Entre o Chambari e a Picanha: As estratégias que movimentam nossos políticos

30 de maio de 2026 - 22:16

Escola do Agro premia estudantes no 2º Concurso de Redação durante a 51ª Expo Gurupi

30 de maio de 2026 - 17:35

Lula enfrenta Alcolumbre e diz que vai indicar Messias novamente

30 de maio de 2026 - 16:09

Prefeitura de Figueirópolis deve paralisar obras de balneário por danos ambientais

30 de maio de 2026 - 15:46

Com Fila de vereadores e lideranças na Câmara de Gurupi, Alexandre Guimarães buscar encurralar seus opositores

29 de maio de 2026 - 22:16

Novas instalações do Sesc são inauguradas em Gurupi com foco na educação infantil e cultural

28 de maio de 2026 - 20:10
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.