Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quinta-feira, 30 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Araguaina»Tratamento contra o câncer e atividades físicas, podem?
Araguaina

Tratamento contra o câncer e atividades físicas, podem?

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins9 de setembro de 2019 - 16:053 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A liberação, ou não, e o tipo de exercício vão depender do estado geral de saúde do paciente mediante avaliação médica. “A prática regular de alguma atividade física fortalece o sistema imunológico e melhora também o psicológico”, comenta o médico oncologista da Oncoradium Araguaína, Macilon Nonato Irene.

por Redação

Os pacientes em tratamento contra o câncer podem ter na atividade física um grande aliado para melhorar significativamente a qualidade de vida. A prática de exercícios pode, inclusive, fazer com que os efeitos colaterais dos medicamentos do tratamento sejam amenizados.

A quimioterapia, por exemplo, pode provocar náuseas, dores no corpo, falta de apetite, perda de peso e fadiga, mas colocando o corpo em movimento, esta modalidade de tratamento pode ser vencida de forma mais tranquila.

Muitos pacientes também apresentam dificuldades em se alimentar, fazendo com que a doença consuma muitos nutrientes do corpo e da musculatura, gerando um estado de desnutrição e perca de massa muscular.

O médico oncologista da Oncoradium Araguaína, Macilon Nonato Irene, explica que o exercício físico consegue frear a degeneração muscular, melhorando o condicionamento cardiovascular, aspectos nutricionais e alcançando, assim, um bem-estar maior e menos efeitos colaterais relacionados ao tratamento.

“A prática regular de alguma atividade física fortalece o sistema imunológico e melhora também o psicológico, somado à sensação de prazer e autoestima”, diz o especialista.

Exemplo a ser seguido

A atividade física já garantiu vários benefícios à saúde de Darice Lopes Ribeiro, que faz tratamento contra o câncer em Araguaína há cerca de um ano. Ela conta que as caminhadas diárias ajudam a suportar o tratamento.

“Faço caminhada e já sinto muito melhor com essa atividade aeróbica. Quando deixo de fazer caminhada, eu me sinto cansada. Caminho em média uma hora e meia todos os dias”, revela.

Tipos de exercícios recomendados

Antes de começar qualquer atividade física, o paciente precisa buscar a orientação médica e um profissional de Educação Física, que juntos poderão indicar a modalidade recomendada, dependendo do quadro clínico da pessoa e o tipo de câncer que está sendo tratado.

“As atividades mais recomendadas são a caminhada, hidroginástica, pilates, entre outras. Não existe fórmula, são individualizadas. Outro alerta importante é que, antes da atividade física ao ar livre, o paciente passe protetor solar”, frisa o médico oncologista.

O acompanhamento de um profissional de Educação Física é fundamental para que o paciente não extrapole nos exercícios. “O limite da intensidade está no limite do corpo”, alerta Dr. Macilon.

Atividades físicas Câncer
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Justiça homologa acordo ambiental e consolida solução histórica para recuperação do Cerrado na Bacia do Rio Formoso

30 de abril de 2026 - 20:18

Gurupi assume protagonismo ambiental e torna-se o único município do Tocantins a emitir autorizações para desmatamento via Sinaflor

30 de abril de 2026 - 18:36

UBS Vila Nova: Prefeita Josi Nunes assina ordem de serviço para construção da maior UBS da cidade com investimento de R$ 4,3 milhões

30 de abril de 2026 - 17:02

Juiz federal do Tocantins, Ilan Presser, é aprovado para o CNJ e terá mandato até 2028

30 de abril de 2026 - 16:14

Prefeitura envia nota sobre boletim de saúde do prefeito Eduardo Siqueira; Governador Wanderlei presta solidariedade

29 de abril de 2026 - 23:41

Rejeição de Jorge Messias ao STF repercute entre lideranças políticas do Tocantins

29 de abril de 2026 - 23:21
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.