Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 22 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Uma salvação para agora
Notícias

Uma salvação para agora

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins26 de março de 2017 - 23:134 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

“A mensagem de Jesus propõe uma espiritualidade encarnada, nunca desencarnada. Ele chamava as pessoas a uma existência significativa. Jesus não arremessava para a estratosfera o dever terreno de ser justo, solidário e compassivo; ele nunca intentou projetar na eternidade o dever de nos humanizarmos no presente. O que é preciso fazer para ganhar a vida eterna? (Um jovem rico fez essa pergunta). O que torna alguém espiritual?” Ricardo Gondim.


Por Ricardo Gondim

Há quase 40 anos gasto a maior parte dos meus dias com assuntos ligados à espiritualidade e religião. Como líder de uma comunidade que se pretende cristã, o tema principal de minhas falas se concentrou na “salvação da alma”. Acreditei na urgência de preparar meninos, meninas, mulheres e homens para a vida depois da morte. Mudei, ultimamente. Encaro como dever convocar as pessoas a reescreverem suas histórias, aqui e agora. Desisto de minhas antigas ênfases.

Godim salvação 1c

Hoje concebo a mensagem do Evangelho, não como mapa para o nirvana, mas como convite à vida. Convém ser salvo enquanto há fôlego. Não creio que a mensagem cristã se reduza a carimbo no passaporte, uma garantia de entrada no céu. Eu a percebo como incentivo a uma existência que valha à pena.

Alinhavo o pensamento, mais ou menos, na seguinte linha: quem não consegue uma vida bonita do lado de cá da sepultura, dificilmente a experimentará no além. Os intolerantes continuam intolerantes, mesmo depois de mortos. O tempo, ou mesmo a ausência dele, não purga nenhuma malvadeza. A morte pode congelar, não redimir.

A mensagem de Jesus propõe uma espiritualidade encarnada, nunca desencarnada. Ele chamava as pessoas a uma existência significativa. Jesus não arremessava para a estratosfera o dever terreno de ser justo, solidário e compassivo; ele nunca intentou projetar na eternidade o dever de nos humanizarmos no presente. O que é preciso fazer para ganhar a vida eterna? (Um jovem rico fez essa pergunta). O que torna alguém espiritual? A pessoa fica sensitiva, menos conectada com o material e passa a preferir o mundo sobrenatural, a este que vivemos?

"Anelo por uma espiritualidade que me prenda aos detalhes mais simples do dia a dia".
“Anelo por uma espiritualidade que me prenda aos detalhes mais simples do dia a dia”.

Há pouco, em um enterro, ouvi de um religioso que esta vida não vale nada e que não devemos nos prender a ela. O pobre homem insistiu em dizer que a fé verdadeira menospreza tanto a alegria (passageira) como a beleza (falsa); depois, ele passou a convocar os presentes a abrirem mão dos pequenos acenos da “felicidade mundana”. “Melhor”, dizia ele, “será experimentar os prazeres que só começarão depois que morremos”. Estranhei seu ascetismo diante de um defunto. Mas, na hoSsSra, disse para mim mesmo: não só discordo, como não desejo nada do projeto de espiritualidade que esse homem propõe.

Anelo por uma espiritualidade que me prenda aos detalhes mais simples do dia a dia. Ao ler a Bíblia, desejo apaixonar-me (e apaixonar meus ouvintes) pelo que me rodeia. Preciso de uma fé que conscientize do imperativo de começar a curtir a vida, já. Não almejo empurrar com a barriga os risos, os pequenos prazeres, os fiapos de satisfação, que posso desfrutar. Afeiçoam-me as pessoas que se tornaram gentis, humildes, íntegras; elas inspiram minha vocação. A perfeição de Titã, anjo ou querubim, não me seduz.

Creio em um projeto de espiritualidade que ajuda a encarar as inadequações como importantes. Quanto mais preso à vida, mais preparado para a vida eterna. Quanto mais me sentir responsável pela minha história, mais cidadão do céu. Entendo “graça” como uma revelação de que posso reconhecer-me eternamente precário, sem nunca deixar de ser amado.  Sempre em construção. Livre do fardo da culpa.

Preparar para o céu é bem mais fácil do que instruir para a vida. Sei, entretanto, que devo optar por essa porta estreita. Estou certo de que nesse caminho menos trilhado, fico mais próximo da mensagem de Jesus.

Soli Deo Gloria


Ricardo Gondim é escritor e teólogo,  presidente  da Convenção Betesda Brasil. E-mail:  [email protected]

Ricardo Gondim Salvação
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

TRE-TO rejeita recurso e mantém absolvição de prefeito e vice de Aliança do Tocantins

18 de junho de 2026 - 18:45

Senadora Professora Dorinha defende fim da escala 6×1

18 de junho de 2026 - 12:36

Caça às bruxas ou reorganização administrativa? Exonerações ampliam tensão política entre Hormides e José Salomão em Dianópolis

17 de junho de 2026 - 13:04

Luana Nunes debate autonomia econômica e políticas para mulheres em Gurupi

16 de junho de 2026 - 19:22

Gurupi sedia Arena Rock Festival com foco em música autoral e ação beneficente

16 de junho de 2026 - 19:02
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.