Nesta quinta-feira, 22, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Mauro Carlesse (PHS) estará abrindo em Gurupi, a sessão pública da Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo), presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT).
Mauro Carlesse que é representante do município e que tem o município como sua base eleitoral à frente do Legislativo Estadual, estará atuando como presidente da Assembleia em Gurupi.
Os debates acontecerão na sede do campus I do Centro Universitário Unirg, a partir das 14 horas, desta quinta-feira, dia 22, e terá a participação da sociedade civil organizada.
A proposta da comissão é debater com os segmentos da sociedade, instituições, universidades, federações, sindicatos como enfrentar os problemas do Estado, apontando soluções para promover políticas eficientes e práticas. Uma das metas é dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos e fazer a retomada da confiança em um Estado eficiente. As ações ainda devem promover a redução das desigualdades sociais, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, educação, saúde, segurança pública, cadeias produtivas e sustentabilidade ambiental.
O presidente da Cenovo, deputado Paulo Mourão (PT) tem defendido a participação da cidadania nos encontros, como forma de contribuir com os resultados. “É a participação cidadã quem vai garantir que as mudanças almejadas pela sociedade tocantinense sejam efetivadas”, destaca.
A Cenovo é presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT), tendo como vice, o deputado Valdemar Júnor (PMDB), e membros efetivos os deputados Alan Barbiero (PSB), Solange Duailibe (PR) e Osires Damaso (PSC).
Inscrição
Os participantes terão direito a certificado de 6 horas, desde que façam a inscrição pelo site. Os participantes de Gurupi devem se inscrever no link: https://goo.gl/FUoqcR . Já os de Porto devem se inscrever no link: https://goo.gl/etvYYN
Entendendo a Cenovo
A Cenovo é uma comissão da Assembleia criada para debater os gargalos do desenvolvimento do Estado e pretende discutir soluções com a sociedade.
A dinâmica das sessões segue uma interação ampliada no primeiro momento e em seguida os presentes se dirigem à uma das cinco temáticas em discussão pela Cenovo: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem Estar. Ao fim de cada debate regional é feito um relatório, sendo que um relatório final será emitido ao término de todas as discussões. Este irá conter um diagnóstico competitivo do Tocantins. (Com informações da assessoria do deputado Paulo Mourão).