Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 22 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»CPI do INSS tem reviravolta: Ricardo Ayres indicado por Motta perde a relatoria
Política

CPI do INSS tem reviravolta: Ricardo Ayres indicado por Motta perde a relatoria

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins20 de agosto de 2025 - 17:162 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

Em uma reviravolta política de última hora, o deputado federal tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos) foi preterido da relatoria da CPMI do INSS, que investiga uma fraude bilionária na Previdência Social. A mudança ocorreu após uma articulação da oposição que resultou na eleição do senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente da comissão – cargo que estava inicialmente alinhado para ser ocupado por um governista.

A manobra configura um revés significativo para o governo federal e seus principais aliados no Congresso, incluindo os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A INDICAÇÃO FRUSTRADA

A indicação de Ricardo Ayres como relator havia sido anunciada publicamente pelo presidente da Câmara em 15 de agosto, por meio de suas redes sociais, quando desejou “um excelente trabalho nessa pauta tão relevante para o país”.

Em entrevistas, Ayres comprometera-se a conduzir um trabalho “técnico, imparcial e transparente”, prometendo investigar todos os envolvidos sem distinção política. O deputado chegou a ser cotado para produzir o documento final da CPMI, com possíveis pedidos de indiciamento.

A ARTICULAÇÃO DA OPOSIÇÃO

A reviravolta concretizou-se horas antes da instalação oficial da CPMI, nesta quarta-feira (20). Bancadas de oposição, com destaque para o PL, uniram-se em torno de um único candidato à presidência. Nomes como Eduardo Girão (Novo-CE) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) articularam o movimento que garantiu 17 votos para Carlos Viana, superando os 14 votos do governista Omar Aziz (PSD-AM).

Com a vitória, Viana exerceu sua prerrogativa de presidente e indicou o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) como novo relator. Gaspar é conhecido por sua postura alinhada ao bolsonarismo e anteriormente atuou como relator no processo que livrou o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) de suspensão por tentativa de golpe de Estado.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Senadores Dorinha Seabra, Eduardo Gomes e Gaguim vistoriam obras de R$ 22,2 milhões em Dois Irmãos

21 de junho de 2026 - 18:23

De olho na Assembleia: Presidente Estadual do PT, Nile Willian lança pré-candidatura a deputado estadual com forte tom crítico à corrupção no Tocantins

21 de junho de 2026 - 17:31

Pesquisa RealTime Big Data: Laurez Moreira cresce 4% e atinge 22% no Tocantins e encosta em Vicentinho; Dorinha lidera com 35%

19 de junho de 2026 - 17:56

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

Pesquisa RealTime Big Data indica liderança de Dorinha Seabra na disputa pelo governo do Tocantins

19 de junho de 2026 - 11:29

Ronaldo Dimas cumpre agenda em Gurupi e articula apoio para pré-candidatura ao Senado

18 de junho de 2026 - 22:59
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.