Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 22 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Depois de governo anunciar, vereador solicita regularização fundiária da Vila São José
Eleições

Depois de governo anunciar, vereador solicita regularização fundiária da Vila São José

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins25 de março de 2019 - 18:523 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Na pauta da Sessão da Câmara Municipal de Gurupi desta terça-feira, 26, estão previstos apresentações de 16 requerimentos e 04 indicações, 04 Projetos de Leis e Dispõe e um parecer conjunto sobre a regulamentação dos serviços funerários. Dentre os requerimentos, estão um de autoria do vereador Ataídes Leiteiro (PPS) que pede a regularização fundiária da Vila São José II em Gurupi. O que chama atenção nesta indicação é que as assinaturas para emissão de títulos já estão acontecendo pela Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins).

por Wesley Silas

Alguns parlamentares adoram fazer cortesia com o chapéu alheio, principalmente quando sabem com antecedência que irá acontecer alguma obra, seja na esfera federal, estadual ou municipal, como são os casos de construção de creches, rodovias federais, emissão de títulos e até mesmo construção de obras de grandes portes como a da ferrovia norte-sul.

No caso da regulamentação fundiária em que o vereador Ataídes Leiteiro defende em requerimento que será apresentado nesta terça-feira, 26. Trata-se de uma demanda que já vem sendo trabalhada há alguns anos Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins) que em 2017, anunciou a convalidação dos títulos de imóveis de mais de 300 famílias da Vila São José por meio de cooperação técnica com a prefeitura de Gurupi mediante aos procedimentos relacionados a Lei Federal nº 13.465/2017 e Lei Estadual 3.228/2017.

Agora, no dia 12 de maio, o Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), realizou coleta de assinaturas de posseiros nas vilas São José e Dertins, em Gurupi, para posterior emissão de títulos definitivos de propriedade. Ao todo, serão beneficiados 251 detentores de imóveis urbanos nas duas localidades, sem ônus para nenhum deles.

A ação está sendo possível após a edição da Lei Federal nº 13.465/2017, que regulariza núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por populações de baixa renda para garantir o direito à moradia e da Lei Estadual nº 3.228/2017, que isenta de custos, nas serventias extrajudiciais, o primeiro registro de título de legitimação de posse e de título de propriedade de imóvel.

Segundo informações da Terratins, na Vila São José, os títulos foram emitidos desde 1999 e, agora, estão sendo legalizados, para serem entregues sem ônus para os proprietários. A Terratins também realizou o cadastramento daqueles que ainda não haviam sido beneficiados, para emissão de títulos aos verdadeiros proprietários. No caso da Vila Dertins, serão beneficiadas pessoas que moram há 40 anos lá e que agora vão se regularizar, com a emissão dos títulos de propriedade.

Confira aqui a pauta da Sessão da Câmara de Gurupi para esta terça-feira.

Ataídes Leiteiro Vila São José
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Senadores Dorinha Seabra, Eduardo Gomes e Gaguim vistoriam obras de R$ 22,2 milhões em Dois Irmãos

21 de junho de 2026 - 18:23

De olho na Assembleia: Presidente Estadual do PT, Nile Willian lança pré-candidatura a deputado estadual com forte tom crítico à corrupção no Tocantins

21 de junho de 2026 - 17:31

Pesquisa RealTime Big Data: Laurez Moreira cresce 4% e atinge 22% no Tocantins e encosta em Vicentinho; Dorinha lidera com 35%

19 de junho de 2026 - 17:56

Desafio: Eli Borges articula pré-candidatura ao Senado com foco no eleitorado evangélico e apoio de 80 prefeitos no Tocantins

19 de junho de 2026 - 17:21

Pesquisa RealTime Big Data indica liderança de Dorinha Seabra na disputa pelo governo do Tocantins

19 de junho de 2026 - 11:29

Ronaldo Dimas cumpre agenda em Gurupi e articula apoio para pré-candidatura ao Senado

18 de junho de 2026 - 22:59
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.