Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 3 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições sem Sujeira 2022: derrame de santinhos é crime
Política

Eleições sem Sujeira 2022: derrame de santinhos é crime

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins30 de setembro de 2022 - 08:522 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

da redação

Segundo a Lei das Eleições 9.504/97, o derrame de material publicitário próximo aos locais de votação pode ensejar apuração na esfera criminal e multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil, isso porque a lei considera crime a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia da eleição, com pena que pode variar de seis meses a um ano de prisão.

O analista judiciário do TRE – TO, Adilson Cunha, explica quais são as regras para uso da propaganda impressa e a importância de se evitar práticas consideradas criminosas pelo código eleitoral. “Entre essas regras estão a necessária identificação do candidato no material, tendo que constar o seu CNPJ, o número da tiragem do santinho e também os dados de produção. A sua distribuição deve ser encerrada até o dia que antecede as Eleições, no sábado (1/10), às 22 horas. Depois desse horário está terminantemente proibida a distribuição.

“Conforme prevê o art. 39, § 5º, III da Lei n.º 9.504/1997, o derrame de santinhos, utilizado como descarte de material de campanha, geralmente feito em locais de votação, além de configurar o crime previsto na Lei das Eleições, pode configurar crime ambiental. A Justiça Eleitoral está atenta e tomará todas as providências para evitar tal prática nas Eleições desse ano”, explica Cunha.

Em caso de denúncias sobre o derrame de santinhos no dia 1º de outubro (sábado) e 2 de outubro (domingo de eleição), a JE/TO orienta à sociedade para que faça uso dos seus canais de comunicação oficiais.  Ligue para o 0800 6486 800 (Ouvidoria do TRE – TO).

Eleições sem Sujeira

Com a finalidade de incentivar a realização de eleições mais limpas e com critérios de sustentabilidade, assim como promover a conscientização para se evitar a prática do derrame de santinhos às vésperas e no dia das eleições, o TRE – TO  desenvolve, desde 2016, o Projeto Eleições Sem Sujeira. Em sua versão 2022, partidos e candidatos vão poder contar mais uma vez com a parceria com as associações de catadores de material reciclável do estado: um incentivo para que todos façam o descarte correto das sobras de campanha. Contato e endereço das associações podem ser conferidas no  Guia Digital para Sustentabilidade nas Eleições de 2022.

Eleições 2022 Santinhos TRE
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Laurez Moreira participa da inauguração do prédio de expansão da Aleto e lembra a importância da Casa de Leis para o Tocantins

2 de junho de 2026 - 20:52

Overclean no palanque: Carlesse acusa Vicentinho de usar ataques pessoais para blindar a própria imagem

2 de junho de 2026 - 19:12

Senador Eduardo Gomes apresenta projeto que obriga vistorias em pontes e aumenta penas por omissão

1 de junho de 2026 - 23:02

Kátia Abreu e Gilberto Kassab participam de debate sobre pacto federativo e governança em Lisboa

1 de junho de 2026 - 19:33

Entrada de Ronaldo Dimas, defendido por Dorinha, na disputa ao Senado isola e impõe prejuízo político a Alexandre Guimarães em Araguaína

1 de junho de 2026 - 09:07

O erro das pré-campanhas que tem trocado informação por exposição

1 de junho de 2026 - 07:49
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.