Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sábado, 13 junho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»Eleições»Financiamento coletivo para campanhas das Eleições 2026 já pode ser realizado
Eleições

Financiamento coletivo para campanhas das Eleições 2026 já pode ser realizado

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins15 de maio de 2026 - 12:512 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Modalidade pode ser utilizada por pessoas interessadas em disputar o pleito, seguindo as regras definidas pela Justiça Eleitoral

Por Redação

Com a aproximação das Eleições de 2026, a Justiça Eleitoral do Tocantins reforça que pré-candidatas e pré-candidatos já podem iniciar, a partir desta sexta-feira, 15, a arrecadação de recursos para financiamento de campanhas eleitorais somente por meio do financiamento coletivo, conhecido como “vaquinha virtual” ou crowdfunding.

Prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e regulamentada pela Resolução TSE nº 23.607/2019, a arrecadação por financiamento coletivo permite que pré-candidatas e pré-candidatos recebam doações por meio de plataformas digitais. A modalidade passou a integrar o processo eleitoral brasileiro nas Eleições de 2018 e voltou a ser utilizada nos pleitos de 2020, 2022 e 2024. Em 2026, o modelo será aplicado pela quinta vez consecutiva no país.

Empresas habilitadas

O financiamento coletivo permite a arrecadação de recursos por meio de plataformas digitais, aplicativos e outras ferramentas eletrônicas. Para prestar esse serviço, as empresas devem estar cadastradas e aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Até o momento, quatro instituições estão habilitadas para atuar nas eleições de outubro de 2026: AppCívico Consultoria Ltda., Elegis Gestão Estratégica, GMT Tecnologia e QueroApoiar.com.br Ltda.

Regras para uso dos recursos

De acordo com a legislação eleitoral, a arrecadação prévia por financiamento coletivo exige contratação de empresa autorizada pela Justiça Eleitoral. Além disso, a liberação dos valores arrecadados para uso em campanha só poderá ocorrer após o registro oficial da candidatura, a obtenção do CNPJ e a abertura da conta bancária específica de campanha.

As informações sobre financiamento coletivo e a lista atualizada das empresas habilitadas estão disponíveis no portal do TSE.

Objetivos estratégicos:

2 – Aprimorar mecanismos de transparência pública

3 – Fomentar a educação política da sociedade

7 – Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral

Texto: Guilherme Paganotto (Ascom/TRE-TO)
Com informações do TSE

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Laurez Moreira comenta desistência de Carlesse ao Senado e reforça articulações para 2026 após aproximação do PSD com PT

13 de junho de 2026 - 11:37

Paraná Pesquisas confirma à Justiça Eleitoral que números propagados no Tocantins são fraude

12 de junho de 2026 - 20:20

Carlesse retira projeto ao Senado após realinhamento de forças políticas entre PT e PSD no Tocantins

12 de junho de 2026 - 19:09

Aliança entre PSD e PT isola Carlesse e altera xadrez eleitoral no Tocantins com Kátia e Irajá ao Senado

12 de junho de 2026 - 11:57

TRE-TO ordena quebra de sigilo de perfis que divulgaram pesquisa eleitoral suspensa; confira páginas atingidas

11 de junho de 2026 - 20:16

Laurez Moreira visita Tobasa e defende industrialização como nova frente de desenvolvimento para o Tocantins

11 de junho de 2026 - 18:13
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.