Na sessão desta quarta-feira, 15, o vereador Eduardo Fortes (PSDB) cobrou a ampliação e estruturação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) em Gurupi. “Eles reclamam muito que não estão tendo material para trabalhar, não têm uniformes, não têm calçados, os computadores estão quebrados e são obrigados a levar os serviços para casa”, disse o vereador Eduardo Forte (PSDB).
Durante a sessão os vereadores aprofundaram a discussão envolvendo a votação do requerimento N° 360/2017, apresentado pelo vereador Eduardo Fortes.
Nele o vereador pede a disponibilização de mais Agentes de Saúde para os bairros Campos Bello I, II e Morada Verde de Gurupi., objetivando melhoria de atendimentos às famílias daquela região. O documento também solicita a criação e construção de um posto de saúde para setor Campos Belos.
Segundo o vereador “está acontecendo é a sobrecarga nos atendimentos dos agentes de saúde que atendem 10 (dez) setores. Com isso, acaba comprometendo aos programas de combate e controle de doenças da comunidade”
“A comunidade também quer a construção de um posto de saúde que atenda a aos setores Campos Belos 1 e 2, Morada Verde”, acrescentou.
Durante o debate, a vereadora Miriam Lustosa do PMDB pediu para subscrever o requerimento de Fortes.
“Tem muitas áreas descobertas em Gurupi, esses setores novos não têm agentes de saúde e o Campo Belo tem apenas um agente de saúde. Com isso, fica praticamente desassistido. Muitas pessoas dizem que o agente de saúde não trabalha, mas vocês não têm noção do que eles fazem “, concluiu a vereadora.