Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
terça-feira, 4 agosto
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»Halum assume coordenação da pré-campanha de Caiado no Tocantins e diz que ‘povo quer andar pra frente’
Destaques

Halum assume coordenação da pré-campanha de Caiado no Tocantins e diz que ‘povo quer andar pra frente’

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins14 de julho de 2026 - 16:423 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O ex-deputado federal César Halum foi anunciado nesta terça-feira (14) como coordenador da pré-campanha presidencial de Ronaldo Caiado (PSD) no Tocantins. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa em Palmas, com a exibição de vídeos de Caiado e do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmando a nomeação. “O povo não quer andar nem para a direita nem para a esquerda, quer andar pra frente sempre”, declarou,

Da redação do Portal Atitude

Protagonismo tocantinense

Halum justificou a adesão à candidatura de Caiado — que deixou o governo de Goiás para disputar o Palácio do Planalto — como uma tentativa de colocar o estado no centro do debate nacional. “O Tocantins não vai apenas acompanhar as eleições a nível nacional, quer ser protagonista na construção de um projeto a nível nacional”, afirmou.

O ex-parlamentar disse que foi convidado diretamente por Kassab para a função, citando a relação de longa data com Caiado. “Tenho convivência com Caiado há muitos anos, conheço suas convicções, seu trabalho e dedicação”, completou.

Estruturação da campanha

Segundo Halum, a missão inicial é organizar a estrutura política da pré-campanha, dialogar com lideranças regionais e inserir as demandas do Tocantins na pauta nacional. Ele afirmou que pretende montar um grupo multissetorial, começando pelo setor produtivo.

“O povo não quer andar nem para a direita nem para a esquerda, quer andar pra frente sempre”, declarou, em tom pragmático. Após consolidar essa frente ampla, prometeu dedicar-se com mais intensidade à própria campanha para a Assembleia Legislativa, também pelo PSD.

Relação com o PT e divisão no partido

Questionado sobre o desconforto gerado pela divisão no PSD tocantinense — enquanto a executiva estadual apoia Lula, Halum puxa votos para Caiado —, o pré-candidato minimizou o conflito, mas não escondeu as dificuldades pessoais com o campo petista. “Tenho dificuldade de convivência com esse setor”, admitiu, referindo-se ao PT, com quem Laurez Moreira selou aliança para a disputa estadual.

Halum afirmou que a cúpula nacional do PSD avalizou sua decisão. “Vi dificuldade nisso, mas o presidente nacional entendeu que isso é parte da política e me convidou para fazer parte desse processo ao lado de Caiado”, explicou.

Relação com Laurez Moreira

Halum garantiu que o pré-candidato ao governo e presidente estadual do PSD, Laurez Moreira, vê com naturalidade sua atuação à frente da campanha presidencial de Caiado. “Tenho 46 anos que trabalho com o Agro no Tocantins, não posso trair minhas origens, não estou fazendo isso por rebeldia”, ponderou.

O ex-deputado afastou qualquer clima de guerra interna: “Não é briga minha, não sou membro da executiva, sou um filiado, não quero entrar nessa questão”. Ele disse acreditar que haverá entendimento no futuro.

Complexa engenharia política do PSD e PT no Tocantins

A nomeação de Halum expõe a complexa engenharia política do PSD no Tocantins, que precisará conciliar o apoio estadual ao PT com a militância presidencial em torno de um nome da oposição. O movimento, embora respaldado pela direção nacional, coloca o partido em posição delicada diante do eleitorado local e testa os limites da aliança estadual com o campo petista.

Fonte: Com informações do Orla Notícia.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Apoio total: Pela continuidade da boa gestão, prefeito, vice e nove vereadores de Sucupira reforçam respaldo a Dorinha para governadora

3 de agosto de 2026 - 21:32

Municípios do Tocantins estão entre as áreas prioritárias para receber apoio financeiro em edital do projeto Floresta+ Amazônia, para povos e comunidades tradicionais.

3 de agosto de 2026 - 18:21

NOVO homologa Ataídes ao governo e apresenta Subtenente Rosiléia como vice em convenção nesta terça-feira

3 de agosto de 2026 - 18:06

PSD responde a pedido de intervenção de Irajá e nega debates sobre novas candidaturas ao Senado

3 de agosto de 2026 - 16:30

Pesquisa Brasmarket aponta Professora Dorinha com 36,3% e Vicentinho Júnior com 24,1% na corrida ao Governo do Tocantins

3 de agosto de 2026 - 15:36

Irajá pede mediação de Kassab para definir futuro do PSD no Tocantins e coloca reeleição em dúvida

3 de agosto de 2026 - 12:19
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.