Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
segunda-feira, 27 julho
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Notícias»Destaques»“Mesmo maltratado, Brasil continua um gigante condenado a crescer”, afirma Roberto Pires no Encontro Estadual da Indústria
Destaques

“Mesmo maltratado, Brasil continua um gigante condenado a crescer”, afirma Roberto Pires no Encontro Estadual da Indústria

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins2 de setembro de 2015 - 22:453 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Ana Paula Rehbein

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, abriu o Encontro Estadual da Indústria realizado nesta terça – feira, 1, no auditório da OAB em Palmas, fazendo uma análise da crise econômica no país. Pires destacou o esforço dos empresários diante das turbulências constantes e cada vez mais cruéis. “No Brasil é muito difícil ser investidor, empreendedor, empregador. Quem investe aqui gosta mesmo de desafios. E talvez seja isso, no fim das contas, que somos todos nós, industriais. Pessoas que se lançam em busca da realização dos nossos projetos”, declarou.

“No Brasil é muito difícil ser investidor, empreendedor, empregador", Roberto Pires.
“No Brasil é muito difícil ser investidor, empreendedor, empregador”, Roberto Pires.

Voltado aos empresários da indústria, o evento abordou os desafios do setor industrial no Tocantins e no Brasil em tempos de ajuste. O Encontro permitiu aos participantes a melhor compreensão desse momento que o Brasil atravessa e qual a melhor forma de superar os obstáculos. Nesse contexto, foi apresentada a Carta da Indústria do Tocantins 2015 com as considerações da FIETO por um país melhor. O documento menciona seis itens com diretrizes e valores rumo a moralidade e ao desenvolvimento econômico duradouro. Entre eles, a necessidade da construção de um modelo sócio econômico e o estabelecimento de programas alinhados com o novo cenário que virá pós-crise. A Carta é assinada pelos 11 sindicatos que filiados ao Sistema FIETO.

Pires 2Após a divulgação do posicionamento da indústria, dois renomados analistas falaram das perspectivas econômicas. O primeiro deles, foi Arnaldo Jabor, cineasta e comentarista da TV Globo. Ele falou dos principais fatores que travam o crescimento do Brasil e explicou que a corrupção é vista ao longo da história como uma espécie de pecado e, sendo assim, se tornou culturalmente tolerável, atrapalhando qualquer projeto. “A corrupção é um dos vícios tradicionais do brasileiro”, lamentou.

Logo em seguida, Gustavo Loyola, que já presidiu o Banco Central duas vezes e foi escolhido como “economista do ano” em 2014 pela ordem dos economistas do Brasil, iniciou a palestra com análise do cenário internacional nos Estados Unidos, Europa e Ásia. No Brasil, Loyola entende que a gestão da presidente Dilma Rousseff propõe um “governo fraco” devido à falta de capital político e a crise de confiança, com índices muito baixos significa que o empresário não investe e o consumidor não consome.

Na avaliação do economista a retomada de crescimento depende da reconstrução do “tripé macroeconômico” com adoção de nova política fiscal, monetária e cambial. “A recuperação só vira em 2016 e será moderada com crescimento de 2,6% na economia”, concluiu Loyola ressaltando a importância das reformas e todas as esferas.

No final do evento, os palestrantes responderam perguntas dos participantes. “Achei o Encontro da Indústria desse ano muito importante para entendermos melhor o que está acontecendo com o nosso país”, elogiou o empresário Oswaldo Stival, conselheiro do Sistema FIETO e presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins (SINDICARNES).

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Pesquisas em ano eleitoral acirram disputa ao governo do Tocantins a uma semana do fim das convenções

27 de julho de 2026 - 11:39

Convenção do PL: Eduardo Gomes celebra oficialização de Flávio Bolsonaro como candidato a presidência do Brasil

27 de julho de 2026 - 10:55

Ricardo Ayres defende Atos Gomes como vice de Dorinha e destaca renovação política

27 de julho de 2026 - 10:28

Em agenda no Sul do Estado, Eduardo Fortes visita praias e destaca potencial turístico da região

27 de julho de 2026 - 10:21

Militar de Goiás é preso suspeito de efetuar disparos de arma de fogo na Praia do Peixe

26 de julho de 2026 - 18:55

Aprovação do Governador Wanderlei Barbosa sobe e chega a 80,3%

25 de julho de 2026 - 19:58
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.