da redação
As eleições de 2026 prometem ser marcadas pelo fortalecimento da presença feminina na política tocantinense. Diversos nomes de mulheres já circulam nos bastidores como fortes pré-candidatas, reforçando a busca por maior representatividade nos espaços de poder.
Entre os destaques, está a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, cotada para disputar uma vaga na Câmara Federal. No cenário estadual, Luana Nunes, secretária de Saúde de Gurupi, também vem sendo mencionada como possível candidata a deputada estadual. Outra figura de peso é Kátia Chaves, secretária de Governo, que pode entrar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.
Além das novas lideranças, ex-parlamentares também demonstram interesse em retornar à cena política. Dulce Miranda, ex-deputada federal, Luana Ribeiro, ex-deputada estadual e Nilmar Ruiz, ex-deputada e ex-prefeita de Palmas, articulam seus caminhos para voltarem ao Legislativo.
Vale destacar ainda a força de mulheres que estão em seus mandatos e que devem buscar a reeleição é o caso das deputadas Cláudia Lelis, Janad Valcari e Vanda Monteiro.
A definição das pré-candidaturas deve se intensificar nos próximos meses, à medida que os grupos políticos estruturam suas chapas para 2026.
