Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
domingo, 11 outubro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»“Nem um chiclete para Gurupi”: Em evento da Acig, Gaguim critica adversários e cobra reflexão sobre o voto
Política

“Nem um chiclete para Gurupi”: Em evento da Acig, Gaguim critica adversários e cobra reflexão sobre o voto

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins17 de setembro de 2026 - 22:132 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

Por Wesley Silas

Durante evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig) na tarde desta quinta-feira (17), o candidato ao Senado Carlos Gaguim (UB) endureceu o tom contra adversários políticos ao cobrar maior compromisso com o município. A declaração ocorreu logo após a sabatina da candidata ao Governo do Estado, Professora Dorinha Seabra (UB).

Em discurso voltado ao eleitorado local, Gaguim enfatizou a prioridade da região sul do estado em sua plataforma de campanha e criticou candidatos que, segundo ele, buscam votos no município sem histórico de atuação em benefício da comunidade.

“Gurupi terá a mim e ao senador Eduardo Gomes na defesa da cidade. O município é nossa prioridade. No entanto, vemos candidatos por aí que nunca colocaram nem um chiclete nesta cidade e ainda assim contam com o apoio de parte da população. É tempo de refletir sobre quem realmente tem compromisso com a nossa terra”, declarou a liderança política.

Além de defender a própria postulação ao Senado, a manifestação integrou a estratégia de consolidação da chapa governista, alinhando a candidatura estadual de Dorinha Seabra e o apoio regjonal à reeleição do senador Eduardo Gomes (PL) e do candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL).

O peso político do discurso localista

A fala do ex-governador revela uma estratégia clássica de apelo ao pertencimento geográfico para captar o eleitorado do interior. Ao adotar uma metáfora popular — ao citar a “falta de um chiclete” —, a candidatura busca traduzir o repasse de recursos e emendas parlamentares em termos palpáveis para a população.

Contudo, a retórica do regionalismo também impõe desafios analíticos:

Foco em transferência financeira versus políticas estruturantes: O debate político ganha densidade quando avalia não apenas a destinação pontual de emendas, mas a eficiência e o impacto real dos projetos para o desenvolvimento sustentável de Gurupi e região.

Cobrança por coerência no voto:

Ao cobrar “reflexão do eleitor”, o discurso joga a responsabilidade do resultado democrático sobre o discernimento da população, um movimento estratégico recorrente na reta final de campanhas decisivas.

Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Justiça manda excluir pesquisa falsa e sem registro que beneficiava Vicentinho Júnior

11 de outubro de 2026 - 07:50

Juventude de Dianópolis coordena caminhada em apoio a Lula e em defesa de direitos

11 de outubro de 2026 - 07:31

“Melhor para segurança do Tocantins”: coronéis da PMTO declaram apoio à Dorinha e apresentam demandas

10 de outubro de 2026 - 15:03

Coronel Barbosa anuncia apoio a Vicentinho Júnior no segundo turno e afirma que ele representa a “real direita no Tocantins“

10 de outubro de 2026 - 14:41

“Flávio Bolsonaro escolheu a Professora Dorinha como sua candidata no Tocantins”, afirma Eduardo Gomes em encontro com prefeitos

9 de outubro de 2026 - 16:50

Júnior Trindade contesta apoio da Ascam a Dorinha e afirma que mais de 600 vereadores estão com Vicentinho

9 de outubro de 2026 - 15:28
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.