Faltando menos de um dia para a posse na presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Estadual Mauro Carlesse (PHS) falou ao Portal Atitude sobre seus projetos para o parlamento estadual e do fato dele ser o primeiro representante da região sul a assumir o mais alto cargo do parlamento estadual tocantinense na sessão especial de posse que acontece às 9h desta quarta-feira na Assembleia Legislativa do Tocantins.
Mauro Carlesse iniciou sua trajetória polícia no Partido Verde (PV) no ano de 2011, quando exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi e entrou na carreira política em 2012 surpreendendo muitas lideranças tradicionais de Gurupi, pois mesmo sendo um nome, praticamente desconhecido, recebeu do eleitorado gurupiense 16.713 votos na disputa da prefeitura de Gurupi como atual prefeito Laurez Moreira. Dois anos depois, Mauro Carlesse conquistou uma vaga na 8ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins quando foi eleito, pelo PDT, com 12.187 votos. Em busca de conseguir maior movimentação em março de 2016 assumiu a presidência da Executiva Estadual do PHS e, ainda em 2016, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para o primeiro biênio 2017-2018, com 17 votos a favor.
Parlamento forte
Em entrevista ao Portal Atitude, Carlesse falou como presidente eleito da Assembleia Legislativa do Tocantins e, ao ser questionado sobre sua proposta para o parlamento ele foi categórico ao afirmar que irá conduzi-lo em sintonia com a vontade da população e buscará inovar as ações do Legislativo Estadual com medidas como a criação de um escola Legislativa visando melhor aproximação com os 139 municípios do Tocantins.

“Iremos desenvolver um parlamento forte e que atue de forma eficaz nas suas funções de papel legislativo e fiscalizador e que as ações estejam sintonizadas com os anseios da população. Naturalmente que pretendo dar maior dinâmica no relacionamento com os municípios visando contribuir naquilo que estiver ao alcance de nossas ações. Buscaremos inovar em nossas realizações implantando a escola legislativa, o parlamento jovem tocantinense e outras medidas que possam trazer o cidadão para se inteirar com a assembleia legislativa”, disse.
Região sul do Tocantins
Carlesse também falou sobre seu papel como o primeiro presidente eleito que representa a região sul do Tocantins no parlamento Estadual.

“Eu sou da Região Sul e com certeza a representatividade da região ficará bem mais acentuada, pois trata-se de um cargo de alta relevância no contexto estadual. A mesa diretora contempla também outros deputados das demais regiões do estado. É um colegiado, mas sem sombra de dúvida me sinto orgulhoso em representar Gurupi e região, e estar a frente do poder legislativo tocantinense”, concluiu.
Posse
Uma programação especial está sendo preparada para a posse dos novos membros. A sessão, que será transmitida pela TV Assembleia, contará com a apresentação da banda da Policia Militar, da Companhia de Dança Comove e dos cantores Anderson Camacho e Cíntia Abreu e com a interpretação do Hino ao Tocantins. Também constam no roteiro de posse discursos dos parlamentares, entre eles, do novo presidente Mauro Carlesse.

Foram convidados para a solenidade lideranças políticas de todo o Estado, o governador Marcelo Miranda (PMDB), parlamentares e prefeitos.
Biografia
Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, em 25/06/1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS. No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2017/2019.