Por Wesley Silas
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade (7 a 0), reformar a decisão de primeira instância e indeferir o registro de candidatura de José Fontoura Primo para o cargo de prefeito de Figueirópolis, no estado de Tocantins. O julgamento, conduzido conforme o voto do relator, deu provimento ao recurso eleitoral interposto e negou provimento ao recurso, alterando assim a sentença recorrida.
A decisão baseou-se na rejeição das contas de Fontoura pelo Tribunal de Contas e pela Câmara Municipal de Figueirópolis. As irregularidades apontadas incluem o pagamento de gratificação natalina e o repasse de verbas para a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) sem a devida comprovação de uso.
O ex-prefeito de Figueirópolis, José Fontoura Primo, conhecido como Fontoura, e seu vice, Fernandinho, filho do ex-prefeito Fernandes Martins Rodrigues disputam à prefeitura de Figueirópolis com os Candidatos Bruno Gomes (PRD) e a prefeita Jakeline (PSD).
Com essa decisão, José Fontoura Primo fica inelegível até 2029.
A reportagem do Portal Atitude tentou ouvir Fontoura, ocasião em que um interlocutor afirmou que o grupo estava, naquele momento, reunido para decidir novas estratégias, no caso se recorreria da decisão ou substituirá Fontoura.