Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
sexta-feira, 9 outubro
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Política»PL de Carlesse cria Dia Estadual do Doador de Medula Óssea
Política

PL de Carlesse cria Dia Estadual do Doador de Medula Óssea

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins8 de junho de 2016 - 12:283 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa do Estado, na tarde desta terça-feira (07) emitiu parecer favorável aos Projetos de Lei N° 00253 de março de 2016, que Institui o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea e o de Nº 00266 de abril de 2016, que dispõe sobre a proibição de comercialização de materiais de pesca de emalhar as pessoas que não estejam licenciadas, ambos de autoria do deputado estadual Mauro Carlesse (PHS).

A PL que institui o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea além de estimular a doação de medula óssea, tem por objetivo homenagear as pessoas que, com um simples gesto, salvam vidas. O Dia Estadual do Doador de Medula Óssea, que tem a data instituída em 6 de outubro, é uma alusão à data referente ao primeiro transplante não aparentado de medula óssea realizado no Brasil, em 1985, com doador cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome.

Carlesse 2Segundo Carlesse, é de suma importância estimular a doação voluntária de Medula Óssea. A coleta da medula não prejudica a saúde do doador, pois a medula se refaz em semanas. Depois de seis meses é possível fazer nova doação. Essa data é importante porque busca valorizar e estimular a participação da sociedade nesse ato de altruísmo e amor ao próximo.

Já a PL que dispõe sobre a proibição de comercialização de materiais de pesca de emalhar as pessoas que não estejam licenciadas, visa assegurar em primeiro lugar a proteção de nossos rios e peixes que já estão com sua capacidade de suporte no limite, espera-se também evitar que o dano ambiental e contra a biodiversidade seja praticado, principalmente por aqueles que nem estão resguardados pelos instrumentos legais de pesca vigente no país.

Se alguém que não possui licença legal para o uso de redes e tarrafas e mesmo assim adquiri estes equipamentos, uma vez que não se exige qualquer identificação para tal aquisição, é evidente que a intenção da prática de um ato ilegal e comprometedor aos recursos naturais está em curso.

Estamos convencidos que a única maneira de acabar com a pesca com redes é estabelecendo normas. As redes de emalhar, diferente dos arrastões, ficam estáticas e capturam os peixes que vem se alimentar na superfície ou perto dela, ao se aproximarem dos fios acabam ficando enroscados. Acontece que essa rede acaba capturando pequenos peixes, os que estão em período de desova e outros animais que nada tem a ver com a pesca comercial.

A ideia é restringir o acesso, aquisição e o uso de redes e tarrafas de emalhar para uma atividade pesqueira (pescador amador) que a própria Lei já proibiu, mas não restringe, sobrecarregando assim os agentes e os processos de fiscalização, finalizou Carlesse.

Doador de Medula Óssea Mauro Carlesse
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Editorial: Do palanque de Lula à aliança com Vicentinho: Laurez põe coerência em xeque e deixa pergunta sobre representação do eleitor lulista

8 de outubro de 2026 - 17:48

Apoiado pelo PT no 1° Turno, Laurez Moreira anuncia apoio a Vicentinho Júnior

8 de outubro de 2026 - 17:38

Prefeitos de Sandolândia e São Bento ampliam mobilização pela Professora Dorinha no segundo turno

8 de outubro de 2026 - 16:50

Página de notícias desafia decisões judiciais, promove Vicentinho Júnior e volta a ser alvo do TRE-TO

8 de outubro de 2026 - 13:21

Kátia Abreu critica campanha de Lula e pede “menos Janja, mais Alckmin”

8 de outubro de 2026 - 00:00

Apoio de Eduardo Fortes, Fábio Vaz e Luana Nunes Reforça Candidatura de Dorinha no Sul do Estado

7 de outubro de 2026 - 23:07
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.