Na lista dos profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, os professores de Gurupi poderão ser beneficiados com uma lei, de autoria do vereador Zezinho da Lafiche (PROS) que institui o programa Saúde Vocal destinado aos profissionais da educação que atuam na rede municipal de Gurupi.
Segundo o vereador “o programa de Saúde Vocal deverá abranger a assistência preventiva na rede pública municipal de educação, com a realização de, no mínimo, um curso teórico-prático anual, objetivando orientar os educadores sobre o sua adequado da voz profissionalmente”, explica o vereador.
O vereador explica ainda que o objetivo do programa visa garantir a saúde vocal dos educadores, atuar na prevenção de ocorrência de doenças relacionadas ao uso indevido da voz e orientar o educador da rede municipal à prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao uso da voz.
“Vale lembrar que esta iniciativa vem sendo tomada em vários municípios do território nacional, como Palmas”, lembra o vereador.
Zezinho da Lafiche na justificativa do Projeto de Lei uma pesquisa da professora Kelly Cristina Silvério, do departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Bauru (FOB) em que ela explica que as lesões mais recorrentes são aparecimento de nódulos vocais, cistos intracordais, edemas e fendas glóticas.
Ele lembra ainda uma pesquisa realizada em 2010 pelo Sindicato dos Professores de São Paulo que entrevistou 1.651 docentes que revelou que, aproximadamente, 63% dos professores já sofreram de alguma alteração vocal como cansaço vocal, rouquidão e dificuldade para projetar a voz.