Fechar menu
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
WhatsApp Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram X (Twitter)
Atitude TocantinsAtitude Tocantins
quarta-feira, 22 abril
  • Home
  • Notícias
  • Cidades
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Estado
  • Política
  • Negócios
  • Mais
    • Mulher e Sociedade
    • Web Stories
Atitude TocantinsAtitude Tocantins

Lar»Cidades»Araguaina»ISTO leva atividades gratuitas a cidades que ficam às margens da BR 153
Araguaina

ISTO leva atividades gratuitas a cidades que ficam às margens da BR 153

Atitude TocantinsPor Atitude Tocantins15 de julho de 2015 - 15:564 minutos de leitura
WhatsApp Facebook Twitter E-mail

O projeto foi contemplado em um dos mais importantes editais na área de teatro do país, o “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014”, cujo incentivo vai permitir que um grande público tenha acesso à arte.  “São cidades estratégicas que captam o movimento da rodovia, mas que ainda não tem o estímulo que necessitam para a área cultural ou parte dela. Por isso, vamos até elas para fomentar essa idéia junto ao poder público local, por meio das nossas atividades,” justificou o representante do Isto, Nival Correia.

A circulação do ISTO 153 começa no próximo dia 15 de julho por Guaraí, a 184 km de Palmas, seguindo pelos municípios de Colinas (16/07), Araguaína (17/07), Gurupi (20/07), encerrando nas cidades goianas de Porangatu – GO (22/07) e Goiânia – GO (24/07).         

Serão 25 atividades que incluem oficinas de teatro, intercâmbio cultural com grupos de artes cênicas locais e encenação dos espetáculos “A Caixa” e “Pedra Canga”.
Serão 25 atividades que incluem oficinas de teatro, intercâmbio cultural com grupos de artes cênicas locais e encenação dos espetáculos “A Caixa” e “Pedra Canga”.

Ao todo serão 25 atividades que incluem oficinas de teatro, intercâmbio cultural com grupos de artes cênicas locais e encenação dos espetáculos “A Caixa” e “Pedra Canga”. Conforme o representante do Isto, o intuito é um só: mostrar que todos podem participar do processo cultural, basta querer. “Nas oficinas, vamos ensinar isso, tanto que elas são abertas à comunidade; nos intercâmbios vamos conhecer a realidade dos grupos de teatro e trocar experiências e nas apresentações, vamos mostrar o valor do tocantinense, das nossas ‘pedras cangas’”, reforçou  Correia.

Além dos colaboradores do Isto, participam da circulação do projeto os músicos J. Bulhões, Ailton Yabeta e o percussionista Marcio Belo.  O ISTO 153 conta ainda com o apoio da prefeituras de Guaraí, Colinas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porangatu, bem como dos pontos de cultura Instituto Idesa, Cia Novo Ato e Oficina Geral.

Como participar?

As atividades do projeto ISTO  153 são abertas ao público e sem restrição de faixa etária. Para participar das oficinas, basta se inscrever com antecedência (veja programação) pelo e-mail [email protected]. O interessado deve enviar dados pessoais e contato.

Já para assistir aos espetáculos, basta chegar com uma hora de antecedência para garantir assento conforme a lotação de cada espaço.

 Espetáculos:  

 “Pedra Canga” – Dos autores Célio Pedreira, Juarez Moreira e Odir Rocha, é uma homenagem as nossas “Pedras Cangas”, que são homens, mulheres, artistas que experimentam o anonimato, mesmo com trabalhos artísticos de altíssima qualidade. A composição musical cria um ambiente intimista, onde a centralidade da atenção, muda muitas vezes de forma inesperada e empolgante, criando uma dinâmica interessante de jogos cênicos, sonoros e de luzes.

“A Caixa” –  faz parte de uma pesquisa do comportamento do indivíduo em grupo feita por Nival Correia. É um instrumento desafiador para vencer desafios em grupo, respeitando todas as diferenças culturais das pessoas, utilizando os elementos do clown para ir além da expressão, mas, subtraindo das pessoas os comportamentos mais sensíveis.

Programação:

Guaraí (15/07)

Local: Auditório Secretaria Municipal de Educação e Cultura

9h – Oficina “Cultura Popular nas Artes Cênicas”. – Intercambio com ponto de Cultura Idesa e comunidade em geral

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Colinas (16/07)

Local: Centro Cultural da Prefeitura de Colinas.

9h00 – Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”.

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

  Araguaína (17/07)

Local: Espaço Cultural Artpalco

9h00 – Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”. – Intercâmbio com Grupo Artepalco de Artes e Cia Ciganos de Teatro e Quadrilhas Juninas de Araguaína

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Gurupi (20/07)

Local: Centro Cultural Mauro Cunha

9h00 – Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”. – Intercambio com

alunos do 4º ano de Artes Cenicas da IFTO; com grupo de Teatro

Motirô; grupo de Teatro e Quadrilhas Juninas de Gurupi;

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Porangatu (22/07)

Local: Centro Cultural de Porangatu

9h00 – Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”;

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Goiânia (24/07)

Local: Espaço Cultural Novo Ato

9h00 – Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”;

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Créditos  das Fotos: Luciana Pettenon 

Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014 Teatro tocantins
Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
Atitude Tocantins
  • Site

Ao desenvolvermos as seções de Agronegócio, Cidades, Opinião, Social, Cultura, Educação e Esporte, Meio Ambiente e Política procuramos atender a necessidade do público em ser informado sobre os acontecimentos locais, regionais ou próximos à comunidade.

Postagens relacionadas

Cidade da Polícia Civil em Gurupi: Projeto quer otimizar Segurança Pública com sede no antigo Fórum da cidade

22 de abril de 2026 - 19:20

Vem Ver Gurupi inicia 9ª edição com consultório móvel no Trevo da Praia

22 de abril de 2026 - 18:49

Logística em Ponto Morto: Pátio da Ferrovia Norte-Sul em Gurupi segue sem operação da Porto Seco e sob uso político

22 de abril de 2026 - 18:34

Governo do Tocantins publica edital com bolsas de R$ 3,1 mil para atuação em recursos hídricos no Tocantins

22 de abril de 2026 - 17:49

Sesc em Gurupi realiza Feira de Sabores e Saberes e Baile de Integração para a terceira idade

20 de abril de 2026 - 18:32

Polo Logístico: Localização estratégica atrai investimentos milionários para Cariri do Tocantins

19 de abril de 2026 - 21:58
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Contato
© 2026 Atitude Tocantins | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por NETWORK F5

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.